Confira dicas de corredores experientes para iniciantes na São Silvestre

São Silvestre

A 97ª Corrida de São Silvestre reunirá no dia 31 de dezembro de 2022 mais de 30 mil participantes, desde iniciantes a experientes. À Gazeta Esportiva, alguns corredores veteranos deram dicas aos novatos que marcarão presença na tradicional prova.

Walter Franco, por exemplo, estreou na São Silvestre em 1996 e disputará a prova na capital paulista pela 24ª vez. Residente em Mogi das Cruzes (SP), o engenheiro aposentado de 76 anos entende que é necessário, acima de tudo, parcimônia durante o trajeto.

“Eu recomendo que a pessoa não venha se aventurar de primeira e que tenha uma base de treino de corrida. De primeira, não pode querer fazer tempo, tem que conhecer. Se não tiver experiência, vai se sentir mal; se tiver, vai bem. Mas nada de apavorar para fazer tempo. Na segunda ou terceira São Silvestre dá para pensar em melhorar”, explicou.

Já Hilda Gouveia correrá, em 2022, a São Silvestre pela terceira vez. A aposentada de 63 anos começou a praticar o atletismo por conta do incentivo do amigo Walter e, assim como ele, também não se preocupará com os números: “Só quero participar. Completar a corrida é o mais importante. Vai ser divertido. São tantas figuras que a gente vê pelo caminho, que vale a pena”.

Torcedor do CSA, o alagoano Murillo correrá a 97ª São Silvestre (Foto: Vinícius Gobatto/Gazeta Press)

O alagoano Murillo Moura, que vive em Maceió (AL), também vê a descontração como o grande objetivo no último dia do ano. O advogado de 33 anos, que correrá a sua quinta São Silvestre, reafirma a opinião de Walter e diz que, para um estreante, o cronômetro deve ficar em segundo plano.

“Não se deve pensar em tempo, até porque o início da prova tem uma multidão, uma emoção à flor da pele. Tem que contemplar a corrida, a cidade de São Paulo e ser levado pela onda, pela quantidade de corredores”, explicou.

O goiano Aricio é outro participante da 97ª Corrida de São Silvestre (Foto: Vinícius Gobatto/Gazeta Press)

Por fim, o goiano Aricio Vieira foi outro que salientou a importância de “curtir os primeiros quilômetros” da corrida. O também advogado, que tem 51 anos e vive em Rio Verde (GO), explicou a sua visão e ainda comentou a respeito da hidratação, outro ponto importante.

“Após o terceiro ou quarto quilômetro, se tiver uma meta de tempo, já dá para começar a buscá-la. Mas, se não conseguir alcançar a meta, o importante é participar e não sair desesperado”, comentou Aricio.

“Também é importante a hidratação, porque é uma prova que larga relativamente tarde, às oito horas da manhã. Às vezes, não se deve tomar muita água, mas molhar a boca e o corpo. E não ingerir muita água, porque pode prejudicar”, finalizou.

O cronograma de largadas da São Silvestre no sábado começará a partir das 7h25 (de Brasília), com a saída da categoria Cadeirantes. Em seguida, a partir das 7h40, será a vez da Elite feminina, ficando para a partir das 8h05 o início da Elite masculina, do Pelotão Premium, dos Cadeirantes com Guia e do Pelotão Geral. Desde a terça-feira, os inscritos já vêm retirando os kits referentes à prova.

Retirada do Kit

Datas:
27, 28 e 29 de dezembro – das 09h00 às 20h00
30 de dezembro – das 09h00 às 17h00

Local:
Palácio das Convenções do Anhembi – Hall Nobre
Av. Olavo Fontoura, 1.209, acesso pela entrada do Auditório Elis Regina (Santana – SP)

Para retirar o kit o atleta deverá apresentar:
Documento original com foto (RG, RNE, Carteira de Motorista ou Passaporte)
Sobre retirada por terceiros, consultar o item 4.1.g do Regulamento

Importante:
Não haverá entrega de kit no dia e após a Prova

O post Confira dicas de corredores experientes para iniciantes na São Silvestre apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.



from Gazeta Esportiva https://ift.tt/Mdq0kGh

Comentários