Do futsal a destaque no Paulistão: veja a jornada de Richard Ríos até chegar ao Palmeiras

A poucos dias do encerramento da janela de transferências, o Palmeiras anunciou Richard Ríos como a primeira contratação de 2023. Destaque do Guarani no Campeonato Paulista, o meio-campista chega ao Verdão com uma história atípica no esporte e sendo capaz de cumprir mais de uma função na equipe de Abel Ferreira.

Ter o futsal como base para o futebol é um roteiro comum na carreira de muitos jogadores do futebol brasileiro. Contudo, o meio-campista colombiano de 22 anos migrou das quadras para os gramados há poucos anos. Sem muitas oportunidades no futebol de campo, foi no esporte da bola pesada que Ríos seguiu carreira até os 18 anos.

Ainda muito jovem, o jogador já era uma das grandes joias do futsal colombiano, convocado para a seleção de seu país. Foi durante a Liga Sul-Americana de Futsal Conmebol Sub-20, disputada no Rio de Janeiro no final de 2018, que Richard Ríos foi descoberto pelo Flamengo. Naquele torneio, o meio-campista do Verdão teve destaque e chamou a atenção da equipe carioca, que o tornaria em um atleta de futebol de campo.

“Joguei futsal até os 18 anos e me destaquei com a seleção colombiana em um campeonato no Rio de Janeiro. Depois, recebi a oportunidade de vir para o Brasil e pude me destacar também”, relembrou o meio-campista.

Richard Ríos foi jogador de futsal até os 18 anos (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Captado para atuar pelo sub-20 do Flamengo, o jogador foi bem avaliado e teve o aval para seguir os últimos passos antes da profissionalização no Rubro-Negro. Logo em seu primeiro ano de clube, conquistou o Campeonato Brasileiro da categoria justamente em cima do Palmeiras, que tinha nomes como Gabriel Menino, Vanderlan, Danilo e Patrick de Paula.

Em 2020, Richard Ríos viveu o seu último ano de sub-20 e já realizou também as suas primeiras partidas pela equipe profissional do Flamengo. Curiosamente, uma delas foi novamente contra o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque. Naquela partida, o colombiano começou no banco de reservas e entrou durante a segunda etapa.

“Minha trajetória é um pouco atípica. Um jogador de 18 anos passar do futsal para o campo, mas foi uma adaptação muito boa e tranquila, não precisei de muito tempo. Sempre tive o sonho de ser um jogador de futebol de campo. Não tive muitas oportunidades no meu país e por isso optei por jogar no futsal. Mas tive a oportunidade de voltar para o campo e estou feliz por realizar esse sonho”, comentou o jogador sobre a sua adaptação.

Apesar da rápida adaptação aos gramados, Richard Ríos não conseguiu espaço no estrelado time do Flamengo. Assim, em 2021, fez apenas quatro jogos pelo profissional. Já no ano passado, o colombiano acabou emprestado para atuar pelo Mazatlán, do México. Depois disso, foi contratado em definitivo pelo Guarani depois de encerrar o seu vínculo com o Flamengo.

Pelo Bugre, o jogador teve boa participação na Série B do Campeonato Brasileiro, mas se destacou mesmo no início da atual temporada, com as atuações no Paulistão. Peça fundamental da equipe de Campinas, disputou 11 jogos na campanha do estadual, todos eles como titular. No total, o colombiano marcou dois gols e foi o principal ladrão de bolas do time, com 25 desarmes.

Versatilidade

Richard Ríos foi contratado para reforçar o setor de meio de campo do Palmeiras, que perdeu Danilo no início da temporada e viu Atuesta sofrer lesão grave no joelho direito. Assim, o técnico Abel Ferreira demandava uma peça para voltar a ter alternativas de jogo na posição.

Antes da chegada do colombiano, o treinador testou variações para suprir a saída de Danilo. Inicialmente, a ideia era ter Jailson como dupla de Zé Rafael. Contudo, o teste surtiu pouco resultado, e quem se firmou ao lado do camisa 8 foi Gabriel Menino.

Uma das características de Richard Ríos que chamaram a atenção do Palmeiras e outros clubes é a possibilidade de cumprir mais de uma função no meio de campo. Pela sua capacidade de desarme, o colombiano pode atuar como primeiro volante, em uma zona de mais imposição física. Com 1,85m, ele ainda pode ter papel importante nas disputas aéreas.

Contudo, Ríos tatua primordialmente em uma faixa mais avançada do ataque. Como segundo volante, o colombiano tem intensidade e boa leitura de espaço para atacar os espaços nas linhas de defesa do adversário. Foi assim, infiltrando na área, que ele marcou um dos gols pelo Guarani no Paulistão. Com a técnica natural de quem se formou no futsal, o jogador também ajuda na circulação da bola, com precisão no passe e dinâmica com a bola.

O post Do futsal a destaque no Paulistão: veja a jornada de Richard Ríos até chegar ao Palmeiras apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.



from Gazeta Esportiva https://ift.tt/iLx64gb

Comentários